Um novo conceito em orçamento, rápido, eficiente e economicamente viável
O estudo de viabilidade, será constituído por avaliações que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento das informações disponíveis, bem como por relatório contendo a descrição e avaliação da alternativa selecionada, suas características principais, critérios, índices, parâmetros empregados, demandas a serem atendidas e pré-dimensionamento dos elementos da obra.
Compreende a análise de Orçamento Preliminar e BDI (se houver), Solução Técnica Proposta, Projetos, Memorial Descritivo, Especificações Técnicas, Critérios de Medição e Pagamento.
Nossa proposta é a de apresentar em até 48 horas um Estudo de Viabilidade que permita a decisão de seguir adiante ou não com o desenvolvimento do orçamento, tudo isso por um custo inicial reduzido.
Nesta estapa o cliente poderá avaliar os projetos disponíveis e decidir quais são aqueles que devem ser levados adiante e quais devem ser ignorados.
Este trabalho será a base para a continuidade do orçamento, no caso de o projeto se mostrar viável financeiramente dentro da perspectiva do cliente.
Utilizando-se das informações financeiras disponíveis (orçamento, cronograma de desembolso, índice de reajuste, prazo de execução), calcula-se a Taxa Interna de Retorno (TIR) teórica do projeto.
É a taxa que o investidor obtém em média em cada período (ano, mês, ...) sobre os capitais que se mantêm investidos no projeto, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente.
São três os componentes básicos a serem levados em consideração:
- Custo de oportunidade, que são as remunerações que serão descartadas para a realização do investimento;
- Risco do negócio, ou seja, o ganho tem que remunerar o risco pertinente a ação. Para tal é imprescindível compreender que quanto maior o risco, maior o retorno financeiro esperado;
- Liquidez, onde será analisada a velocidade de conversão do investimento em caixa.